21 de fev. de 2012

Malcolm X; exemplo de Resistência e luta, 47 anos do seu assassinato.

Nascido no dia, 19 de maio de 1925, em Omaha, Nebraska Malcolm X foi um maiores defensores dos negros na América, na África e na Diáspora africana, se tornando um dos grandes lideres que o povo negro teve na história. Tendo uma infância conturbada, pelos constantes ataques da kuklusklam em sua casa, devido seu pai ser um pasto que pregava a ideologia de marcos Garvem, “onde os negros só seriam livres, se retornassem a África”, sendo assassinado pelos brancos supremacistas. Vendo a sua família desestabilizada, pela morte do seu pai e logo em seguida por sua mãe se acometida por um colapso nervoso, Malcolm X é levado para um orfanato, perdendo o contado com seus irmãos, até ser adotado por uma nova família.





Distante dos controles da mãe, perdendo todo o contato com seus irmãos e com a vida que levava antes e com seus ensinamentos se pai, Malcolm acaba entrando no crime ainda jovem, passando viver nas ruas, nos bares à noite, fazendo todo e qualquer tipo de transação para sobreviver; tráficos, jogos, assaltos, acabando preso, julgado e condenado a 11 anos de reclusão em regime fechado. Dentro da prisão, através de seu irmão, Malcolm conhece a Nação do Islã*, movimento religioso dos Mulçumanos que organizava os pretos na América contra a supremacia branca.Se convertendo aos ensinamentos do Alcorão, o Livro sagrados dos Mulçumanos, e passando a se comunicar com o principal líder da organização. Malcolm passa a desperta a sua consciência sobre os problemas dos negros na América, passando há dedicar seu tempo a leitura, ao estudo. Ao sair da prisão Malcolm é apresentado pessoalmente ao líder da Nação do Islã, que percebe o quanto Malcolm tinha mudado após se converte a religião, passando a ser ministro de sua organização e se tornando um dos grandes oradores de sua organização.



Viajou vários países da África no seu regate africano, palestrou nas grandes universidades, construindo uma consciência de superação dos negros, aos problemas causados pela escravidão e pela supremacia branca nos Estados Unidos, debatendo a questão racial e social, afrontando o sistema opressor.


Contudo, em 21 de fevereiro de 1965, na sede de sua organização, Malcolm X foi assassinado com 16 tiros calibre 38 e 45, em frente de sua esposa Betty, que estava grávida, e de suas quatro filhas ao iniciar uma palestra na sede de sua nova organização.


















Malcolm X é o nosso grande exemplo de luta, do povo negro e classe trabalhadora.

“MALCOLM X, EXEMPLO DE RESISTÊNCIA PRA QUEM ESTA AI PERDIDO,
“SEJA NO CRIME OU NO HIP HOP VENDIDO.”


p/ Sonianke,

Um comentário: